Preparem as mochilas e os corações para uma grande novidade: O Joy Hostel foi selecionado para o projeto Brasília Mais Sustentável e busca se tornar o primeiro hostel com certificação de lixo zero do Brasil!
A iniciativa tem o objetivo de promover uma gestão consciente voltada à reciclagem de resíduos em hotéis, redes de bares e restaurantes, tornando Brasília uma referência em turismo sustentável.
Além do Joy, farão parte do projeto os hotéis da rede Hplus, o B Hotel e o Meliá do Brasil 21. Entre os restaurantes estão a Baco Pizzaria, Norton Restaurante, Mayer Self Service e Ticiana Werner.
"Estamos muito felizes em representar o segmento de hostels e mostrar que a sustentabilidade e a hospitalidade criativa podem caminhar juntas," afirmou Gustavo Leal, diretor do Joy.
Imagina só: nosso hostel, um espaço de acolhimento, diversidade e diversão, agora lado a lado com grandes nomes do setor, promovendo a sustentabilidade! É muita alegria e um reconhecimento do nosso compromisso com o meio ambiente e com a comunidade.
O que é um hostel lixo zero?
A certificação lixo zero reconhece os empreendimentos que adotam políticas para reduzir a quantidade de resíduos que são gerados e enviados para os aterros sanitários. Não é moleza! Isso envolve repensar todos os processos, desde a compra dos produtos até a gestão dos resíduos produzidos internamente, priorizando a redução, reutilização, reciclagem e compostagem. O objetivo é criar um ciclo fechado, onde o mínimo possível de materiais seja descartado, contribuindo para um futuro mais consciente. Ao adotar as melhores práticas, o hostel contribui para a redução do impacto ambiental, promovendo um ambiente mais limpo e saudável para todos.
Impactos para a comunidade
Acreditamos que o turismo sustentável gera oportunidades para a comunidade local e estamos comprometidos em fazer a diferença, promovendo a economia circular e o turismo responsável. A iniciativa gera oportunidades de emprego e renda para os moradores da região, especialmente para aqueles envolvidos em cooperativas de reciclagem e na gestão de resíduos.
Mostrando que hostels se destacam
O Joy foi o único hostel selecionado em meio a grandes redes hoteleiras e de restaurantes da cidade, mas sabemos que não somos os únicos preocupados com a nossa sociedade. Isso nos orgulha e mostra que, apesar de pequenos, os hostels também podem contribuir significativamente com as causas ambiental e social. Além disso, a partir dos resultados positivos alcançados nesse projeto, esperamos poder inspirar outras propriedades em todo o Brasil a também adotarem práticas mais sustentáveis. Afinal, acreditamos que o turismo pode ser uma força para o bem, gerando impacto positivo no meio ambiente, criando emprego e renda nas comunidades locais.
Sobre o Projeto
O projeto Brasília Mais Sustentável é uma parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur-DF), o Instituto Chico Maia (ICM), Sindhobar, Instituto Lixo Zero e o Instituto Brasil de Economia Criativa (Ibraec).
O lançamento oficial aconteceu na terça-feira (11/03/2025), com participação de grandes nomes do turismo brasiliense, como Valéria Farias, líder do Projeto e CEO do Like U Hotel, Jael Antonio da Silva, presidente do Sindhobar, deputado Roosevelt Vilela, presidente da Frente Parlamentar do Turismo no Distrito Federal e deputado Flávio Nogueira, presidente da Frente Parlamentar ESG na Prática.
No segundo encontro do grupo, na quarta-feira (12/03/2025), a energia era contagiante! Cada empreendimento selecionado enviou sua equipe para participar das discussões sobre a agenda de treinamentos e oficinas. As oficinas serão práticas e dinâmicas e terão foco na gestão de resíduos, qualidade no atendimento, empreendedorismo sustentável e turismo responsável.
Brasília tem um potencial gigantesco de se tornar um destino turístico sustentável e nós, do Joy Hostel, estamos prontos para colocar a mão na massa e fazer parte dessa transformação!
Acompanhe nossa jornada rumo à sustentabilidade em nossas redes sociais (@vemprojoy).
Comments